-
Arquitetos: Unemori Architects
- Área: 98 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Atelier Vincent Hecht
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma combinação de renovação e nova construção. O local está em uma área residencial suburbana com uma mistura de casas antigas e novas. A casa principal, um anexo, uma oficina e um depósito foram construídos pelo pai do proprietário, um carpinteiro, durante sua vida. Eles foram ampliados e remodelados pelo menos quatro vezes. O plano previa a conversão do anexo e da oficina em uma residência para o filho, que é o proprietário, e sua família, e para manter o estilo de vida da família enquanto mantém uma distância adequada da casa principal, onde a mãe mora.
O anexo existente era uma estrutura complexa feita de madeira e aço. Para manter sua complexidade, um novo telhado de madeira e paredes externas cobrem a estrutura e a fundação existentes, e pisos e instalações hidráulicas são adicionados. Embora a nova construção seja estruturalmente independente, uma leve força vertical também é transferida para a parte existente, além de um pequeno espaço ser criado entre o existente e a nova construção.
Como resultado, as grandes janelas permitem a entrada de luz e vento através das colunas, vigas e caibros antigos. Nosso objetivo era criar uma casa onde o antigo e o novo se complementassem sem conflitos.
O prédio existente não era uma chamada arquitetura racional. No entanto, o fato de ter sido feito "com o que estava disponível na época" e "como se desejava" nos deu uma sensação de liberdade essencial em relação à criação de coisas. Participamos dessa criatividade por meio de um diálogo invisível com o pai do proprietário. É uma colaboração que transcende o tempo e a arquitetura criada por várias entidades. Na forma de arquitetura, queríamos expressar a riqueza da existência desses diversos participantes.